Serviço de Manutenção e Conserto em HD para Servidores e Storages
Serviço de Manutenção e Conserto em HD para Servidores e Storages
A Sinergia T.I. oferece hoje para sua Empresa a possibilidade de manutenção em seus HDs de Servidores e Storage a um custo bem menor se comparado à aquisição de discos novos e/ou usados e além disso os serviços são executados dentro de um prazo muito inferior ao de importação dos HDs, uma vez que para sistemas fora de garantia provavelmente não teremos os discos a pronta entrega no Brasil.
Existem hoje no mercado muitas “lendas” a respeito de conserto de HD, várias soluções caseiras - como colocar o HD no freezer, até quem promete consertar fisicamente o disco rígido.
A verdade dos fatos é: Todos os fabricantes de HD – Seagate, Western Digital, Toshiba e Hitachi (não esqueça que a Dell, a HP, a IBM, a Lenovo não fabricam discos e sim compram dos principais fabricantes que estão relacionados acima) utilizam de um recurso bem interessante que a maioria dos usuários desconhece: no processo de fabricação de um HD é deixado de reserva vários setores para uma possível manutenção futura.
Vamos desvendar como isto acontece - Pense no seguinte: Com o uso diário de um HD ele vai sendo deteriorado e aparece “Bad Blocks” que são pequenos espaços do disco que vão se perdendo, quando em um Servidor e/ou Storage um limite de “Bad Blocks” passa do aceitável ou acontece um outro defeito no HD a luz frontal de aviso passa de verde para laranja que é este o primeiro alerta para iniciar a manutenção.
Caso o seu Sistema de Missão Crítica (Servidor e/ou Storage) esteja em garantia é só chamar o fabricante para trocar o HD, porém se a garantia já terminou você precisa fazer a manutenção que pode ser feita de duas maneiras: ou você compra um HD novo e faz a troca (geralmente a um custo maior) ou você pode enviar este HD para a Sinergia T.I. para a manutenção.
Existem duas possibilidades de manutenção, a primeira é utilizando um software específico do fabricante do disco para isolar as áreas de “Bad Blocks” e passar a utilizar as áreas antes da trilha Zero do HD que são conhecidas como trilhas negativas, são as trilhas que estão antes da trilha Zero e que estão disponíveis para a manutenção. A segunda possibilidade é quando a cabeça de gravação e leitura do HD está com defeito e o seu HD tem uma cabeça de reserva (atenção que isto ocorre somente em HDs para sistemas de Missão Crítica como Servidores e/ou Storages) e com o software específico do fabricante nós desabilitamos a cabeça com defeito e passamos a utilizar a cabeça magnética de reserva.
Todos estes procedimentos são feitos ainda com o HD lacrado, não haverá interferência dentro do HD o que costuma ser feito em último caso somente quando há necessidade de recuperação dos dados.
Publicado em 30/01/2019 DM